• By Suely Brasil
  • 18 de janeiro de 2021

Ataques cibernéticos no Brasil ultrapassam 2,6 bilhões em 2020

No ano de 2020 o que mais chamou a atenção foram ataques cibernéticos a órgãos do governo e a tribunais, principalmente em época de eleições. Que esse foi um ano considerado um dos mais intensos já sabemos, como se já não bastasse 2020 chegar com uma nova pandemia, nos obrigando a se adaptar a um novo estilo de vida e rotina, tanto caseira quanto trabalhista, veio também a insegurança virtual, nossos dados comprometidos e pior ainda, o do governo!

Estudo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), informa que o Brasil sofreu cerca de 2,6 bilhões de ataques no primeiro semestre deste ano, impulsionados pela quarentena produzida pela pandemia de coronavírus. Veja só quanto prejuízo nos trouxe esse novo vírus, num sentido geral e global. No Brasil, segundo Boletim de Segurança da Karspersky, foram enviados 360 mil novos arquivos maliciosos todos os dias durante 2020, um aumento de 5,2% em relação a 2019. Por conta do processo eleitoral para prefeitos, vereadores e deputados estaduais ocorrido em novembro, o país assistiu a alguns casos de invasões, como o do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também em novembro, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Governo do Distrito Federal foram atacados e tiveram documentos e arquivos danificados pelos criminosos. Em outros departamentos não foi possível acessar e-mails ou internet.

Mas não são somente as grandes que estão na mira do cibercriminosos. As PMEs também são alvo de ataques cibernéticos. A sua empresa está fazendo o que para se proteger e não ser mais uma na estatística???

Suely Brasil

Suely Brasil / Sobre o Autor

Formada em Processos Gerenciais, Gestão Empresarial, Marketing, cursos profissionalizantes no Senac em informática, Montagem e manutenção de Rede e Hardware, Sistema de Informação, além de ter cursos como Personal Organizer, Maquiadora Profissional extracurriculares onde aplico mais para minha vida pessoal e empresarial, já que sou e sempre fui uma pessoa com mania de organização. Mãe de 3 meninos lindos, divido minha rotina hoje com a dedicação a nossa empresa de TI em sociedade com meu marido, fundador da WS Tech, buscando soluções para as empresas e sempre se especializando na atualidade. Gosto de escrever e desenvolver o que estudo, já atuei anos com vendas e prospecção de clientes corporativos em vários ramos.

Whatsapp WS Tech