• By Suely Brasil
  • 19 de janeiro de 2021

Telegram bloqueia centenas de mensagens violentas nos EUA

O Fundador do Telegram, Pavel Durov, declarou essa semana, na Segunda-feira dia 18 de Janeiro, que o aplicativo vai continuar a banir mensagens violentas e de qualquer teor parecido. “O Telegram acolhe o debate e o protesto pacífico, mas nossos Termos de Serviços proíbem explicitamente a distribuição de conteúdos violentos”, afirmou. Movimentos civis por todo o mundo podem contar com o Telegram para defender os direitos humanos sem recorrer a ameaças, disse mais.

No entanto, a declaração não aborda o uso de encriptação de mensagens no Telegram, medida essa, que protege as conversas privadas de acesso externo. Na prática, isso dificulta o processo de moderação de conteúdo

Os recursos de moderação contra violência e terrorismo do Telegram são usados em salas públicas de conversação. Mesmo assim, a plataforma resiste à pressão de apresentar o conteúdo dessas conversas às autoridades.A crescente do movimento de extremistas em favor de Donald Trump nos EUA reacendeu o debate sobre a encriptação de dados. Além disso, passou a buscar o enfraquecimento das proteções de privacidade para serviços de chat criptografados.

De acordo com Durov, o Telegram identificou um aumento das ameaças no mensageiro. Ele conta que, desde o início de janeiro, a equipe de moderação da plataforma age continuamente para reprimir o compartilhamento de conteúdo violento. “Apenas na última semana, os moderadores do Telegram bloquearam centenas de chamados públicos à violência.”

Vale lembrar que os grupos de extrema-direta passaram a utilizar canais de comunicação alternativos, como o Telegram, para planejar novos ataques. As investidas estão programadas para esta quarta-feira (20), data da posse do presidente eleito Joe Biden.

Apesar de ter apenas 2% de sua base de usuários nos EUA, o Telegram é uma das plataformas que vêm crescendo desde o anúncio das novas políticas de privacidade do WhatsApp. O Signal é outro mensageiro que ganhou destaque com essa tendência

Suely Brasil

Suely Brasil / Sobre o Autor

Formada em Processos Gerenciais, Gestão Empresarial, Marketing, cursos profissionalizantes no Senac em informática, Montagem e manutenção de Rede e Hardware, Sistema de Informação, além de ter cursos como Personal Organizer, Maquiadora Profissional extracurriculares onde aplico mais para minha vida pessoal e empresarial, já que sou e sempre fui uma pessoa com mania de organização. Mãe de 3 meninos lindos, divido minha rotina hoje com a dedicação a nossa empresa de TI em sociedade com meu marido, fundador da WS Tech, buscando soluções para as empresas e sempre se especializando na atualidade. Gosto de escrever e desenvolver o que estudo, já atuei anos com vendas e prospecção de clientes corporativos em vários ramos.

Whatsapp WS Tech