• By Suely Brasil
  • 20 de janeiro de 2021

Ataque expôs dados de 220 milhões de pessoas e informações detalhadas sobre veículos e empresas

Um vazamento sem precedentes pode ter exposto dados de mais de 220 millhões de pessoas, de acordo com o dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe. O lote de informações contém CPF, nome completo e data de nascimento de quase todos os brasileiros — na lista roubada há, inclusive, dados sensíveis de grandes autoridades do país. Segundo o dfndr lab, o roubo de dados foi detectado na manhã desta terça-feira (19), mas ainda não se sabe a origem do ataque.

De acordo com o laboratório, cibercriminosos também tiveram acesso a informações detalhadas sobre mais de 104 milhões de veículos e dados sigilosos de 40 milhões de empresas. Essas informações podem ser comercializadas de forma ilegal na dark web para que hackers possam utilizá-las em ataques direcionados. O diretor da dfndr lab, Emilio Simoni, afirma que é comum que criminosos usem esses dados em outros métodos de ataque. “Uma vez que o cibercriminoso tenha o CPF e outros dados reais da pessoa, seria fácil se passar por um serviço legítimo e utilizar engenharia social para obter dados mais críticos da vítima, que poderiam ser utilizados para pedir empréstimos, senha de banco e contratações de serviços, por exemplo”, alerta Simoni

Suely Brasil

Suely Brasil / Sobre o Autor

Formada em Processos Gerenciais, Gestão Empresarial, Marketing, cursos profissionalizantes no Senac em informática, Montagem e manutenção de Rede e Hardware, Sistema de Informação, além de ter cursos como Personal Organizer, Maquiadora Profissional extracurriculares onde aplico mais para minha vida pessoal e empresarial, já que sou e sempre fui uma pessoa com mania de organização. Mãe de 3 meninos lindos, divido minha rotina hoje com a dedicação a nossa empresa de TI em sociedade com meu marido, fundador da WS Tech, buscando soluções para as empresas e sempre se especializando na atualidade. Gosto de escrever e desenvolver o que estudo, já atuei anos com vendas e prospecção de clientes corporativos em vários ramos.

Whatsapp WS Tech